A inovação dos vidros curvos

30/04/2015 20:18
O vidro adquiriu aplicabilidades em diversos setores a partir do desenvolvimento da tecnologia capaz de fabricar vidros com curvaturas. Entre os setores industriais que fazem uso dos vidros curvos podemos citar o automobilístico, da construção civil, indústria moveleira, náutica e de máquinas agrícolas entre outros.

A fabricação da curvatura tornou-se possível com o auxílio de um molde de aço onde o vidro é posicionado para ser submetido a uma temperatura em torno de 650 graus em um forno. Depois é só deixar o vidro ir resfriando. Esse resfriamento deve ser bem gradual para evitar agravos no vidro. O raio da curvatura vai determinar o tempo necessário para encurvar o vidro e se a curva será mais aberta ou fechada.

O vidro curvo gerou uma gama enorme de possibilidades, por exemplo, aos arquitetos, já que essa versatilidade oferece um design moderno e marca um estilo inovador. Mas, apesar disso, é na indústria automobilística que é empregada a maior parte do vidro curvo fabricado no Brasil, destinada aos para-brisas. Também podemos observar o uso do vidro curvo em eletrodomésticos como micro-ondas, lavadoras e secadoras de roupas, fogões, entre outros. 

O vidro curvo, como podemos ver, além de cumprir sua função específica para cada caso, caracteriza uma dessas invenções de grande versatilidade e aplicabilidade nos mais diversos setores emprestando beleza e inovação.

A FANAVID desenvolve vidros curvos para uso em veículos automotores e na arquitetura. Confira no nosso site! Se tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui no post e retornaremos em seguida.
 

compartilhar

3144

Av. José Miguel Ackel, 10 Parque Industrial Cumbica - Guarulhos - SP